O princípio de funcionamento da inspeção termográfica baseia-se na medição da temperatura superficial de diferentes materiais, equipamentos e maquinários através dos raios infravermelhos que eles emitem. A partir da termografia industrial, é possível observar os padrões diferenciais de distribuição do calor sem haver a necessidade do contato físico com a parte inspecionada.
A principal vantagem da termografia industrial é que a partir dela o processo de inspeção preditiva é capaz de detectar falhas ou defeitos gerados por anomalias térmicas, em estágios iniciais, sem haver a necessidade de interromper a produção. Podem ser submetidos à técnica de termografia industrial os equipamentos elétricos e mecânicos de vários segmentos industriais do país.
A termografia industrial pode ser descrita como técnica avançada utilizada pelas empresas de inspeção preditiva para identificar desvios térmicos em componentes elétricos, propondo ações antes de sua falha. Assim, a termografia industrial é capaz de contribuir para uma redução significativa nos custos com manutenção e produção.
Como o principal objetivo da termografia industrial é minimizar o tempo de paradas de maquinários, reduzir custos, proteger equipamentos valiosos, evitar a perda de produção e garantir a segurança das instalações e dos indivíduos lá expostos, este tipo de manutenção preditiva é competente para identificar e detectar os seguintes defeitos térmicos:
Conexões elétricas defeituosas ou deterioradas;
Sobrecarga de circuito;
Partes elétricas defeituosas;
Fugas de corrente;
Desequilíbrio corrente/tensão;
Desgaste por atrito;
Sobreaquecimento em geral.
Atendemos finais de semana, com plantão 24 horas, entre em contato.
Leave A Reply