Há pouco mais de 40 anos as técnicas preditivas como análise de vibrações, termografia, análises de óleo e ultrassom garantem a confiabilidade em falhas mecânicas e térmicas em equipamentos industriais. Porém, deixam uma lacuna aberta na confiabilidade, pois nenhuma destas técnicas consegue diagnosticar falhas elétricas em motores como problemas em rotores, em rolamentos, aletas e conexões. Nesse momento entra a Análise de Assinatura Elétrica.
Moinho 01, solicitado abertura de motor. Para realizar medição. Diferença em resistência.
Neste vídeo, investigamos a causa de um problema de sobreaquecimento em um equipamento. Através da análise da transcrição, podemos identificar os seguintes pontos chave:
Uma foto no grupo mostra pontos de queimadura e marcas de raspagem nos cabos, indicando sobreaquecimento.
O cabo da fase Branca RS está derretido e oxidado, possivelmente devido ao calor excessivo.
O cabo da fase Branca RS apresenta trincas, o que pode afetar a resistência e levar a falhas.
A fase Branca RS apresenta diferença de resistência em relação à fase vermelha, confirmando o problema.
O cabo derretido e trincado na fase Branca RS é a causa do problema de sobreaquecimento e falha no equipamento. A substituição do cabo é necessária para solucionar o problema de forma definitiva.
Com base em dados estatísticos do Instituto de Pesquisa de Energia Elétrica, 47% das falhas em equipamentos industriais são resultantes de falhas em motores. Destes 47%, problemas em rotores somam 10% e rolamentos 20%.
Medição, mm1 pós Medição direto em motor após troca do terminal e tirado parte do condutor danificado
A Análise de Assinatura Elétrica (ESA) é um método de ensaio energizado, onde as formas de onda de tensão e corrente são capturadas enquanto o motor estiver funcionando e depois - com a Transformada Rápida de Fourier (FFT) - uma análise espectral é realizada utilizando um software específico. Com esses dados são detectadas falhas relacionadas à energia de entrada, o circuito de controle, o motor e as tendências de carga acionada e de Manutenção Preditiva.
A análise ESA exige informações de placa de tensão do motor, velocidade de operação, corrente de plena carga e HP (ou KW), por exemplo. Além disso, informações podem ser inseridas como o número das barras do rotor e do estator e informações sobre os componentes de carga, como o número de dentes de uma caixa de engrenagens, para se obter uma análise mais detalhada e precisa. Os testes com equipamento energizado fornecem informações valiosas para motores de indução AC e DC, geradores, motores de rotor enrolado, motores síncronos, máquinas-ferramentas, motores, etc.
A técnica ESA All TEST PRO é um Analisador de Qualidade de Energia (PQ, Qualidade de Energia) e um Analisador de Motor (ESA). Quando usado como Analisador de Qualidade de Energia pode-se capturar dados de energia como a análise harmônica, gráficos de formas de onda de tensão e corrente, captura de picos de tensão, e captura de eventos transitórios. Quando em modo ESA, a análise irá fornecer informações sobre a energia de entrada, condições elétricas e mecânicas do estator, rotor análise, análise de gaps e carga acionada (caixas de engrenagens, aplicações de correia, rolamentos, etc).
O Motor Circuit Analysis (MCA) é um método de teste desenergizado e pode ser realizado a partir do Painel Életrico de Alimentação (CCM) ou diretamente no motor. A vantagem do teste a partir do CCM é que avalia TOTALMENTE o sistema do motor, incluindo as ligações e os cabos entre motor e Painel Elétrico.
Os Instrumentos ALL-TEST PRO - MCA aplicam baixa tensão, ou seja, um sinal AC de modo não destrutivo através dos rolamentos do motor e medem a resposta destes sinais. As falhas dos rolamentos são indicadas por variações na resposta do sinal aplicado. Estas variações causam desequilíbrios na resposta medida. Assim, quando se mede um equipamento como motores trifásicos, geradores e transformadores, a resposta de cada fase é comparada com as outras duas.
O ALL- TEST PRO instrumentos MCA mede o ângulo de fase (Fi), a resposta de corrente / frequência (R / F), a impedância de (Z) e, dependendo do instrumento, a resistência (R) e a indutância (L) de cada enrolamento. Desequilíbrios destas medições são comparadas com regras simples que são utilizados para determinar o estado do equipamento sob teste. Além disso, cada instrumento irá testar o isolamento ao terra.
Os resultados podem ser criados para identificar tendências na falha de longo prazo e, por exemplo, usá-los para fins de Manutenção Preditiva. Essas falhas podem ser corrigidas ou removidas antes de energizar os rolamentos, impedindo potencialmente a quebra do motor.